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Remap

Um remap é uma modificação feita na ECU (Engine Control Unit — unidade de controle do motor) original do carro, na qual os valores do mapeamento do motor são alterados em vários pontos para melhorar a potência e/ou a economia de combustível.

Um bom remap é feito em um dinamômetro (rolling road), onde o técnico conecta o carro a um computador e reprograma a ECU com um novo software.

Tuning Box (Piggyback)

Um tuning box é um dispositivo físico que oferece modificações muito semelhantes às de um remap, mas sem alterar o software da ECU do veículo.

Em vez disso, ele é conectado ao chicote elétrico do carro (Sensores) e modifica em tempo real os sinais enviados pela ECU. Assim, se o tuning box for removido, o veículo volta imediatamente às configurações originais de fábrica.

Como é feito o processo de instalação

Muitos carros podem ser remapeados conectando um computador à porta OBD do veículo e transferindo um novo arquivo de mapeamento para a ECU.

Porém, existem veículos que exigem a remoção da ECU para serem mapeados em uma oficina. Esse processo envolve abrir a ECU e conectar um computador diretamente à placa do circuito interno usando sondas — o que é chamado de bench tuning.

Remaps devem ser feitos por um técnico qualificado e não são uma solução para “faça você mesmo” (DIY).